O Que é o Xadrez Escolar?
A
idéia básica de se levar o xadrez às escolas reside no fato de ele ser um
esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas
curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma boa memória para
guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós
não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar que o
xadrez oferece um ambiente ímpar para desenvolvermos nossa criatividade, além
de ser um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Neste
particular, o Xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por
atender às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito
competitivo e auto-confiança, como adequando-se às exigências da educação
moderna.
Por que jogar xadrez?
O
Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do
futebol. É um grande impulsionador da imaginação, que também contribui
para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração
e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o Xadrez desempenha um
importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a
vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é
sinônimo de sucesso.
O
Xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não
tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de
refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades
dos próprios atos.
O
Xadrez é uma arte de grande beleza e apresenta imensa riqueza de
possibilidades. É um passatempo agradável e instrutivo que entreteve grandes
personalidades de nossa história como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe,
Montesquieu, Benjamin Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis e Monteiro Lobato
– para citar apenas alguns. E hoje é um esporte que pode ser jogado não
presencialmente, através de redes de computadores como a Internet, estando o
adversário em qualquer lugar do planeta, e por isso o que mais cresce em
adeptos, sendo já considerado o esporte do novo milênio.
Se
quisermos também uma explicação científica que mostre os benefícios práticos
que podem ser alcançados pela prática desse esporte, poderíamos apresentar
opiniões e pesquisas de pedagogos, psicólogos, intelectuais e instrutores de
xadrez. Resumindo os resultados, conclui-se o Xadrez contribui para o
desenvolvimento das faculdades mentais.
Num
estudo realizado na ex-Alemanha Oriental, comparando o desenvolvimento de
grupos de estudantes de diversas idades, separando-os em dois grupos: os que
jogavam e os que não jogavam Xadrez, concluiu-se que:
- O Xadrez estimula
a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e
jovens durante seu crescimento. Isso é evidente, sobretudo, na puberdade:
crianças que jogam Xadrez apresentam menos crises decorrentes das
transformações dessa fase etária do que as que não jogam.
- O raciocínio
lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo
excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente
notável nos casos da Física e da Matemática.
- Em aspectos
gerais, os alunos que jogam Xadrez apresentam nítida superioridade em
força de vontade, tenacidade, memória e concentração.
- O Xadrez ensina
a criança a avaliar as conseqüências dos seus atos, tornando-as
mais prudentes e responsáveis.
Também
em pesquisas realizadas na Inglaterra, chegou-se à conclusão de que a
concentração e a habilidade em formular e posteriormente concretizar planos no
tabuleiro contribui significativamente para a tomada de decisões e execução das
mesmas no jogo muito mais importante, que é o jogo da vida.
No
caso das crianças e jovens, o Xadrez estimula o desenvolvimento intelectual; no
caso dos adultos e idosos, o Xadrez contribui preservando por mais tempo a
agilidade mental.
Educar
o raciocínio
O
Xadrez merece crédito, porque ensina às crianças o mais importante na solução
de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.
E
além disso, aprender que as peças no Xadrez não têm valores absolutos, que se
deve controlar a posição das demais peças, tanto as próprias quanto as do
adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de flexibilidade e
reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.
Quantas
vezes podemos notar crianças fracassando em matemática, por exemplo, ao não
entenderem o que o enunciado do problema lhes diz? Não sabem analisá-lo,
aprendem fórmulas de memória; quando encontram textos diferentes não acham a
resposta correta.
Deve-se
conseguir que as crianças encontrem seu próprio sistema de ação e, para isso,
tem-se que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas.
Assim,
na escola secundária, com os dados de um teorema e sua idéia, a demonstração
pode ser encontrada pelo aluno, porém, para que isso aconteça, é importante um
certo treino na escola fundamental.
Nossa
idéia é que em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade
e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua
escolaridade é um pensamento organizado.
Trabalhos
em psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e
até psicológico. Assim, pode-se utilizar inicialmente a motivação quase
espontânea do aluno em relação ao xadrez visando a provocar ou facilitar a sua
compreensão em outras disciplinas. Em uma segunda etapa, extrapola-se o
universo artificial criado pelas regras do jogo como modelo de estudos de
situações concretas. Isto pode aplicar-se a todos os campos do conhecimento - à
história, à sociologia, ao direito e à literatura, entre outros - e sobretudo à
matemática e à pedagogia.
No
que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz
para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças,
controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da
álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um
sistema de equações com "n" incógnitas) e da geometria (o movimento das
peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a
representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).
As aplicações xadrez-matemática são bastante
vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir:
a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a
informática e a teoria dos jogos de estratégia.
As
Características do Xadrez e Suas Implicações Educativas
Características
do xadrez
|
Implicações
nos aspectos educacionais e de formação do caráter
|
Concentração
|
Desenvolvimento do autocontrole
psico-físico
|
Fornecer um número de movimentos num
determinado tempo
|
Avaliação da hierarquia do problema e a
locação do tempo disponível
|
Movimentar peças após exaustiva
análise de lances seguintes
|
Desenvolvimento da capacidade para
pensamento abrangente e profundo
|
Encontrado um lance, a procura de
outro melhor
|
Empenho no progresso contínuo
|
Direcionar a uma conclusão brilhante
uma posição aparentemente sem possibilidades (combinação)
|
Criatividade e imaginação
|
O resultado indica quem tinha o
melhor plano
|
Respeito à opinião do interlocutor
|
Entre várias possibilidades, escolher
uma única, sem ajuda externa
|
Capacidade para o processo de tomar
decisões com autonomia
|
Um movimento deve ser conseqüência
lógica do anterior devendo apresentar o seguinte.
|
Capacidade para o pensamento e execução
lógicos , auto-consistência e fluidez de raciocínio.
|
O valor educativo do xadrez
Partindo
da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para
que a cidadania se efetive, apresentamos o jogo de Xadrez como complemento à
educação escolar.
Esta
atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade
de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Segundo Charles
Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do xadrez
desenvolvem as seguintes habilidades:
- a atenção e a
concentração;
- o julgamento e o
planejamento;
- a imaginação e a
antecipação;
- a memória;
- a vontade de
vencer, a paciência e o autocontrole;
- o espírito de
decisão e a coragem;
- a lógica
matemática, o raciocínio analítico e sintético;
- a criatividade;
- a inteligência;
- a organização
metódica do estudo;
- o interesse
pelas línguas estrangeiras.
Deve-se
ter em mente que o Xadrez reproduz uma situação de guerra, mas num contexto
lúdico. Cada jogador funciona como um general na condução de um exército. Suas
decisões são fundamentais para ganhar ou perder a partida, reproduzindo em
escala diminuta o que poderia acontecer em uma batalha.
Acreditamos
que o projeto Xadrez na Escola pode desenvolver as habilidades cognitivas
citadas, bem como democratizar este jogo-arte-ciência, cuja origem e história
perdem-se no tempo.
Atualmente
no Brasil, a transcendentalidade no currículo escolar tem sido um dos aspectos
mais positivos para a educação integral. Nesse aspecto, o Xadrez tem
demonstrado, nos países em que é adotado como disciplina curricular, ser tão
importante quanto as disciplinas artítisticas e científicas, pois enquanto
esporte desenvolve habilidades; enquanto arte estimula a imaginação de, diante
de inúmeras possibilidades que se apresentam, criar seqüências artísticas do
jogo; enquanto ciência, exige acurado estudo teórico e a elaboração de cálculos
precisos.
QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS
Características
do xadrez:
- Concentração
enquanto imóvel na cadeira
- Fornecer um
número de movimentos num determinado tempo
- Movimentar peças
após exaustiva análise de lances seguintes
- Encontrado um
lance, procura outro melhor
- De uma posição
em princípio igual, direcionar a uma conclusão brilhante (combinação)
- O resultado
indica quem tinha o melhor plano
- Entre várias
possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa
- Um movimento
deve ser conseqüência lógica do anterior, devendo apresentar o seguinte.
Implicações
nos aspectos educacionais e de formação do caráter
- Desenvolvimento
do autocontrole psico-físico
- Avaliação da
hierarquia do problema e a locação do tempo disponível
- Desenvolvimento
da capacidade para pensamento abrangente e profundo
- Empenho no
progresso contínuo
- Criatividade e
imaginação
- Respeito à
opinião do interlocutor
- Capacidade para
o processo de tomar decisões com autonomia
- Capacidade para
o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de
raciocínio.
"A impossibilidade de conhecer o melhor
lance em uma partida de xadrez é que eleva o xadrez de um jogo científico para
uma forma de arte, um meio de expressão individual."
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